Comprar online permite acessar uma maior variedade de produtos mas também aumenta o número de devoluções por duas razões:

  • Porque o produto não corresponde à imagem;
  • Porque o produto não é adequado à pessoa (principalmente em roupas).

Diminuir essas devoluções irá aumentar a nossa satisfação para com a loja online em questão. Como diminuir essas devoluções? Comprando sempre o produto mais indicado para si. E como comprar esse produto sem enganos? Nós respondemos!

Como comprar sempre o produto mais indicado para si?

O modo como escolhe o produto mais indicado ou adequado, vai depender do próprio produto. Por exemplo, uma peça de vestuário deve ser escolhida de uma forma e um produto de beleza tem outros requisitos. No entanto, regra geral, todos devem ser escolhidos com base no guia de compras da loja.

Algumas lojas online investiram na criação desse guia com o objetivo de diminuir as devoluções – e, consequentemente, os gastos ou, mesmo prejuízos associados às mesmas – e de aumentar a satisfação do cliente. Outras lojas não o fizeram. Invista, sempre, nas lojas que o fizeram!

Em caso de produtos para decoração, por exemplo, veja sempre as medidas dos mesmos e simule-os no local onde os quer colocar. O tamanho é adequado? O mesmo deve acontecer com produtos de cozinha, por exemplo, ou com mobílias.

Já o vestuário deve ser escolhido com base nas suas próprias medidas. Essas medidas devem ser comparadas com as associadas à peça e, aí sim, pode tomar a sua decisão de compra. Atualmente já se começa a mencionar a possibilidade de criar um modelo virtual que o represente e que i”pode experimentar as suas roupas”/i antes de uma possível compra.

Será que pode confiar na loja online?

Antes de confiar na loja online, verifique se tem:

  • Apoio ao cliente;
  • Comentários de antigos consumidores;
  • Redes sociais atualizadas;
  • Termos de uso e política de privacidade;

Em caso afirmativo, pode comprar no website.