Se antigamente ter um estabelecimento físico era sinónimo de sucesso, hoje em dia o cenário mudou. Já é muito comum as lojas começarem no online e passarem para o físico e, mais comum, não investirem sequer no físico.

Estabelecimentos físicos que existiam antes da chegada das lojas online, começaram o seu investimento no online e aumentaram as suas vendas.

Os consumidores parecem já ter decidido qual o meio preferido para as suas compras. Mas e você, já decidiu?

Vantagens dos estabelecimentos online

Os estabelecimentos online são a primeira escolha para compras, principalmente por parte dos mais jovens. Ir a uma loja escolher o que comprar está a “passar de moda”, principalmente devido à enorme diversidade que é possível encontrar no online.

As principais vantagens desses estabelecimentos são:

  • Encontra milhões de produtos em diversas lojas online com apenas alguns cliques;
  • Maior diversidade de produtos e uma maior personalização dos mesmos;
  • Pode comprar sem sair do conforto da sua casa e sem socialização;
  • Preços mais competitivos quando comparado aos estabelecimentos físicos;
  • Terá acesso a produtos do seu país/região mas também do exterior, ou mesmo de outros continentes;

Vantagens dos estabelecimentos físicos

Os estabelecimentos físicos estão a começar a diminuir as suas vendas e, com o objetivo de recuperar as mesmas, começam a investir no online. Mas muitos evitam esse investimento por saberem que ainda têm muitos clientes que acreditam no físico.

As vantagens para comprar nesses estabelecimentos são:

  • A vertente humana (de lidar com pessoas fisicamente) é mantida;
  • Muitas pessoas gostam dos estabelecimentos físicos para falar um pouco;
  • Não paga o frete das suas compras e tem o produto na hora;
  • Pode ver os produtos que vai comprar e não será enganado nesse aspeto;

Claro que cada hipótese tem as suas vantagens e desvantagens e a escolha é sua. Compre onde considerar mais adequado às suas necessidades.